O escritório dinamarquês Henning Larsen venceu um concurso para desenvolver um masterplan de 15,5 hectares ao sul de Gotemburgo, na Suécia. Projetado para três mil moradores, o projeto representa um modelo comunitário embasado no contato com a natureza. Chamado Humlestaden, o masterplan engloba o distrito Västra Frö-lunda de Gotemburgo, antiga casa da cervejaria Pripps. O projeto reimagina o modelo histórico de Cidade Jardim, desenvolvido no final do século XIX por Ebenezer Howard, e reestrutura a vida da cidade através de uma perspectiva verde.
A nova comunidade Humlestaden será definida por residências, espaços comerciais multiuso e um jardim público central. O masterplan se concentra em restabelecer o espaço verde externo como o palco principal da vida pública. De acordo com os arquitetos, o Humlestaden, que se traduz como "cidade do lúpulo", faz referência à história do local, onde está instalada uma das maiores cervejarias da Suécia. Antes da cervejaria, a região se voltava para a produção rural. Ao plantar a semente para o crescimento urbano, o plano diretor de Humlestaden procura preservar o papel da natureza na vida urbana.
Desenvolvido em coordenação com a Stena Fastigheter e a Ikano Bostad, o Humlestaden apresenta uma estrutura urbana para o desenvolvimento futuro sustentável na região. Søren Ølgaard, sócio do escritório, disse que o Humlestaden mescla aspectos típicos das cidades com algumas características rurais e naturais. "Inspiramo-nos na vida urbana do distrito de Haga, em Gotemburgo, e reformulamos essa energia em um contexto verde", disse. “Os jardins podem ser um ponto de encontro tão potente quanto uma praça ou shopping center - em Humlestaden, estamos usando a natureza como o condutor da comunidade.”
Humlestaden reimagina o modelo de Cidade Jardim, estabelecendo as bases para uma comunidade urbana ativa baseada principalmente em espaços verdes públicos. Com uma visão atualizada sobre sustentabilidade e planejamento urbano, o projeto toma a vida pública e a recuperação do espaço natural como as bases para o bem estar urbano.
A construção em Humlestaden começará em 2022, e sua conclusão está prevista para 2024.